quinta-feira, 16 de abril de 2009

SUPLEMENTO - Modo de praticar esta devoção na Santa Comunhão

I - Antes da comunhão

266.
1. Humilhar-vou-eis profundamente diante de Deus.
2. Renunciareis a vosso íntimo corrmpido e a vossas disposições ainda que vosso amor-próprio vo-las faça parecer boas.
3. Renovareis vossa consagração dizendo: "Sou todo vosso, minha querida Senhora, com tudo que tenho"
4. Suplicareis a esta boa Mãe que vos empreste seu coração, para, com as mesmas disposições, receberdades seu Filho. Fareis ver a ela, que importa à glória de seu Filho não ser introduzido num coração tão manchado como o vosso, e tão inconstante, que havia de tirar-lhe a glória ou perdê-la; se ela, entretanto, quiser habitar em vós para receber seu Filho, pode-o facilmente, em vista do domínio que tem sobre os corações; e, por ela, seu Filho será bem recebido, sem mancha, e sem perigo de seu ultrajado: "Deus in medio eius non commovebitur" [Deus está em seu meio: ela é inabalável](Sl 45, 6).
Dir-lhe-eis confidentemente que tudo que lhe tendes dado de vossos bens é pouco para honrá-la, mas, pela santa comunhão, lhe dareis o mesmo presente que o Pai eterno lhe deu, presente que mais há de honrá-la, que se lhe désseis todos os bens do mundo; e que, enfim, Jesus deseja ainda ter nela suas complacências e seu repouso, seja, embora, em vossa alma, mais suja e pobre do que o estábulo, ao qual Jesus não opôs dificuldade em descer, pois que ela lá estava. Com as seguintes e ternas palavras lhe pedireis seu coração: "Accipio te in mea omnia. Praebe mihi cor tuum, o Maria!"

II - Depois da comunhão

267. Prestes a receber Nosso Senho Jesus Cristo, dir-lhe-eis três vezes depois do "Pai-Nosso": "Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada, mais dizei uma palavra e serei salvo", como se dissésseis, pela primeira vez, ao Pai eterno que, devido a vossos maus pensamentos e ingratidões para com ele, não sois digno de receber seu único Filho. Eis, porém, Maria sua serva: "Eeis a escrava do Senhor", que tudo faz por vós, e que vos dá uma confiança e esperança especiais, junto de sua Majestade: "Quoniam singulariter in spe constituiste me" [Porque só tu me infundes segurança] (Sl 4, 9)

268. Direis ao Filho: "Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo", etc, que não sou digno de recebê-lo, por causa de vossas palavras inúteis e más, e vossa infidelidade em seu serviço; vós lhe rogais, entretanto, que tenha piedade de vós, pois que ides introduzi-lo na morada de sua própria Mãe e vossa, e que não o deixareis partir, sem que ele venha aí alojar-se: "Agarrei-o e não vou soltá-lo, até levá-lo à casa de minha mãe, ao quarto da que me levou em seu seio" (Cant 3, 4). Implorar-lhe-eis que se levante e venha para o lugar de seu repouso e para a arca de sua santificação: "Levanta-te, Senhor, para o teu repouso, tu e a arca da tua força" (S. 131, 8). Dir-lhe-eis que, de modo algum, depositais vossa confiança em vossos méritos, vossa força e vossas preparações, como Esaú, e sim nos de Maria, vossa querida Mãe, a exemplo do pequeno Jacob nos desvelos de Rebeca; que pecador e Esaú que sois, ousais aproximar-vos de sua santidade, ornado e apoiado pelas virtudes de sua Mãe Santíssima.

269. Direi ao Espírito Santo: "Senhor, eu não sou digno...", etc; que não sois digno de receber a obra-prima de sua caridade, em vista da tibieza e iniqüidade de vossas ações e de vossas resistências a suas inspirações. Mas toda a vossa confiança é Maria, sua fiel Esposa. E direis com São Bernardo: "Haec mea maxima fiducia est; haec tota ratio spei meae" [Ela é minha máxima confiança; e todo fundamento de minha esperança]. Podeis mesmo pedir-lhe que desça ainda a Maria, sua Esposa inseparável; pois seu seio é tão puro e seu coração tão abrasado como sempre, e que se ele não descer à vossa alma, Jesus e Maria não serão aí formados, nem dignamente alojados.

III - Depois da comunhão

270. Inteiramente recolhido, os olhos fechados, depois da santa comunhão, introduzireis Jesus Cristo no coração de Maria. A sua Mãe o dareis, e ela o receberá amorosamente, colocá-lo-a em lugar de honra, adorá-lo-á profundamente, amá-lo-á perfeitamente, abraçá-lo-á estreitamente, e, em espírito e verdade, lhe prestará honras que nós, cercados de espessas trevas, desconhecemos.

271. Ou, então, jazei profundamente humilhado, na presença de Jesus residindo em Maria; ou permanecei como um escravo à porta do palácio real, onde o Rei se entretém com a Rainha; e, enquanto eles conversam sem necessidade de vossa presença, ide em espírito ao céu e a toda a terra rogar às criaturas que em vosso lugar agradeçam, adorem e amem a Jesus e Maria: "Vinde, adoremos, vinde" (Sl 94, 6)

272. Ou, ainda, pedi a Jesus, em união com Maria, que, por meio dela venha à terra o seu reino, ou a divina sabedoria, ou o amor divino, ou o perdão de vossos pecados, ou qualquer outra graça, mas sempre por Maria e em Maria. E, considerando-vos a vós mesmo, dizei: "Senhor, não olheis os meus pecados, mas, que vossos olhos só vejam em mim as virtudes e graças de Maria". E lembrando-vos de vossos pecados, acrescentareis: "Eu, que sou o meu maior inimigo, cometi esses pecados"; ou, então, "Meu Jesus, é preciso que cresçais em minha alma e que eu diminua. Maria, é preciso que cresçais em mim e que eu seja menos do que tenho sido. Ó Jesus e Maria, crescei em mim e multiplicai-vos fora, nos outros".

273. São infinidades os pensamentos que o Espírito Santo fornece, e vos fornecerá se fordes bastante interior, mortificado e fiel a esta grande e sublime devoção, que acabo de ensinar-vos. Lembrai-vos que, quanto mais deixardes Maria agir em vossa comunhão, mais será Jesus glorificado; e tanto mais deixareis agir Maria para Jesus, e Jesus em Maria, quanto mais profundamente vos humilhardes, e, então, os ouvireis em paz e silêncio, sem vos afligirdes para ver, desgustar, nem sentir, pois, em toda parte, o justo vive da fé, e especialmente na santa comunhão que é um ato de fé: "O meu justo viverá pela fé" (Heb 10, 38).

Fim do Manuscrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário